1. Google Glass
Ano de Lançamento: 2013
O que prometia: Óculos inteligentes que traziam informações diretamente para seus olhos. Com comandos de voz e realidade aumentada, o Google Glass parecia o futuro da computação vestível.
Por que falhou: Problemas com privacidade (as pessoas se sentiam observadas por câmeras embutidas), preço elevado e utilidade limitada fizeram o projeto desaparecer do mercado de consumo em 2015. Apesar desses encerramentos, o Google não abandonou completamente o conceito de óculos inteligentes. Durante o evento Google I/O 2024, a empresa apresentou um protótipo de óculos de realidade aumentada com integração de inteligência artificial, denominado internamente como “Project Astra”. Esses óculos demonstraram capacidades avançadas, como tradução em tempo real e assistência contextual, sugerindo uma possível evolução do conceito original do Google Glass.
2. Orkut
Ano de Lançamento: 2004
O que prometia: A rede social mais popular no Brasil durante quase uma década, o Orkut conectava milhões de brasileiros com comunidades temáticas e depoimentos que marcavam amizades.
Por que falhou: A chegada do Facebook, com mais funcionalidades e apelo internacional, fez o Orkut perder relevância. O Google encerrou a plataforma em 2014, deixando saudade em uma geração inteira.
3. Câmeras Digitais Compactas
Ano de Lançamento: Popularizadas no início dos anos 2000
O que prometia: Fotografia acessível para todos, com modelos compactos que permitiam capturar momentos do dia a dia.
Por que falhou: Os smartphones com câmeras cada vez melhores tornaram as câmeras digitais compactas obsoletas. Hoje, apenas modelos profissionais ainda têm relevância no mercado.
4. Blu-ray
Ano de Lançamento: 2006
O que prometia: Substituir o DVD como o padrão de mídia física, oferecendo qualidade de vídeo e áudio em alta definição. O Blu-ray foi amplamente divulgado no Brasil e era um diferencial de consoles como o PS3.
Por que falhou: A ascensão do streaming, com plataformas como Netflix e YouTube, tornou os discos físicos uma solução antiquada, dificultando a adoção em massa.
5. TVs com tecnologia 3D
Ano de Lançamento: Popularizada em 2010
O que prometia: As televisões 3D ofereceriam uma experiência cinematográfica imersiva no conforto de casa, mudando para sempre a forma como assistimos TV.
Por que falhou: Os altos preços, a falta de conteúdo compatível e a necessidade de óculos especiais tornaram a experiência mais incômoda do que prazerosa. As fabricantes abandonaram o suporte ao 3D no início de 2016.
6. Netbooks
Ano de Lançamento: Popularizados em 2008
O que prometia: Pequenos, baratos e portáteis, os netbooks foram vendidos como uma solução acessível para quem precisava de um computador básico. Eles ganharam enorme popularidade no Brasil devido ao preço mais em conta.
Por que falhou: Com hardware fraco e a chegada dos tablets e ultrabooks, os netbooks se tornaram obsoletos rapidamente.
7. Google Stadia
Ano de Lançamento: 2019
O que prometia: A plataforma de streaming de jogos do Google prometia revolucionar a indústria, eliminando a necessidade de consoles e PCs potentes para jogar jogos AAA diretamente da nuvem.
Por que falhou: Problemas com latência, biblioteca limitada e a falta de apoio de desenvolvedores levaram o Stadia a ser descontinuado em 2023. A ideia era visionária, mas a execução ficou aquém das expectativas.
Conclusão
Essas tecnologias podem não ter tido o impacto esperado, mas nos ensinaram lições valiosas sobre inovação e os desafios do mercado. Muitas delas eram ideias à frente de seu tempo, enquanto outras simplesmente não conseguiram encontrar um público.
E você, lembra de alguma tecnologia futurista que acabou no esquecimento? Compartilhe sua lembrança nos comentários!