Tópicos:
- O que é The Blood of Dawnwalker e como ele surgiu
- A ambientação inspirada no folclore medieval e as ameaças vampíricas
- Os principais pontos da história e do enredo envolvendo o herói Coen
- As mecânicas de gameplay e o que esperar do “sandbox narrativo” em mundo aberto
- Por que veteranos de The Witcher 3 estão envolvidos e o que isso significa para o projeto
The Blood of Dawnwalker foi oficialmente revelado pelo estúdio Rebel Wolves, formado por veteranos do CD Projekt Red, incluindo nomes como Konrad Tomaszkiewicz (diretor de The Witcher 3) e Bartłomiej Gaweł (ex-diretor de arte de The Witcher 3). Descrito como um RPG de ação com narrativa sandbox, o jogo promete transportar os jogadores para uma Europa medieval assombrada por vampiros, fome, pestes e intrigas em meio à total desolação.
1. A Origem do Projeto e Sua Equipe Estelar
O Rebel Wolves nasceu do desejo de um grupo de desenvolvedores experientes do CDPR de criar algo novo, porém com a mesma paixão e qualidade que marcaram The Witcher 3. Liderados por Konrad Tomaszkiewicz, eles planejam não apenas lançar mais um RPG, mas sim dar início a uma nova franquia.
Além de Tomaszkiewicz, outros veteranos enriquecem o time:
- Jakub Szamałek (escritor de Witcher 3 e Cyberpunk 2077)
- Bartłomiej Gaweł (ex-diretor de arte de Witcher 3)
- Tamara Zawada (diretora de animação em Witcher 3)
Com essa equipe, é natural que The Blood of Dawnwalker chame a atenção de fãs de RPGs e narrativas sombrias.
2. Cenário: Folclore Medieval Leste Europeu
Embora o foco seja uma Europa medieval devastada pela fome e pela peste, o leste do continente e a região dos Bálcãs servem como inspiração principal. Isso significa um tom de terror e realismo cruel, com vampiros e criaturas monstruosas tomando o lugar de lordes feudais, enquanto o povo sofre com doenças e guerras constantes.
“A realidade brutal mantém-se: em vez de impostos em ouro, as aldeias dominadas por vampiros pagam em sangue.”
— Trecho da apresentação do Rebel Wolves
A atmosfera é descrita como sombria e opressiva, remetendo ao que vimos em The Witcher 3 porém potencializada por um senso de urgência e horrores vampíricos.
3. O Protagonista: Coen, o Dawnwalker
Coen é um jovem Dawnwalker, alguém que caminha na fronteira entre o dia e a noite. Devido ao seu trabalho em minas de prata, ele se tornou parcialmente imune à maldição vampírica — não pode ser transformado por completo, mas possui poderes sobrenaturais que se manifestam quando o sol se põe.
O Grande Conflito
- Brencis: um poderoso vampiro que usa o caos para subjugar a Europa, substituindo lordes feudais e impondo “impostos de sangue.”
- Coen: tem apenas 30 dias e 30 noites para salvar sua família e enfrentar a praga que domina o continente. Esse contador de tempo confere ao jogo uma mecânica de urgência rara nos RPGs, pois o jogador precisará escolher entre enfrentar os vampiros, ajudar as aldeias em perigo ou investir na própria sobrevivência.
4. Jogabilidade e Loop de Dia e Noite
O Rebel Wolves cita Fallout 2 como uma das grandes inspirações, ressaltando a liberdade de ação do jogador e o desejo de não “segurar na mão de ninguém.” Além disso, há um forte ciclo de dia e noite, que afeta tanto o comportamento dos inimigos quanto as possibilidades de Coen.
- Dia: Você retém boa parte de sua humanidade e pode explorar aldeias, planejar estratégias e interagir com NPCs menos hostis.
- Noite: Seus poderes vampíricos emergem, permitindo habilidades especiais, mas também aumentando o risco de perder parte da sua humanidade — e, claro, os vampiros mais poderosos ficam à solta.
Sandbox Narrativo
No que o estúdio chamou de “sandbox narrativo,” as escolhas do jogador moldam as rotas possíveis para Coen:
- Aprofundar poderes vampíricos em troca de imensa força mas arriscar a alma
- Buscar alianças com facções humanas, ainda que isso implique sacrifícios e missões paralelas arriscadas
- Adotar estratégias de guerrilha contra os vampiros ou partir para confrontos diretos
Segundo os desenvolvedores, a ideia é criar um mundo reactivo, onde cada ato tenha repercussão duradoura em aldeias e regiões dominadas pela praga.
5. O que já vimos até agora
No primeiro trailer e na cinemática de apresentação, destaca-se o clima de terror gótico: vampiros com visual grotesco, semelhante ao estilo Nosferatu, e campos devastados pelo caos. Alguns segundos de gameplay mostraram trechos de combate sangrento e um cenário medieval brutal, indicando que o estúdio busca um tom adulto.
Principais Destaques Anunciados
- Motor de Jogo: Usa Unreal Engine 5, garantindo gráficos de última geração e efeitos de iluminação para intensificar a atmosfera sombria.
- Liberdade de Escolha: Jogabilidade focada em permitir múltiplos caminhos e soluções de problemas.
- Senso de Urgência: O contador de 30 dias e 30 noites deve influenciar todo o ciclo de missões, narrativas e evoluções de Coen.
- Inspiração Clássica: Entre os jogos mencionados como referências estão Fallout 2 e RPGs do final dos anos 90, valorizando o “não guiar demais o jogador.”
6. O Futuro de The Blood of Dawnwalker
A Rebel Wolves confirma que este será o “primeiro capítulo” de uma saga maior. Ainda não temos data de lançamento oficial, mas eles prometem mais informações no verão deste ano. Esperamos que futuras apresentações detalhem ainda mais os sistemas de evolução vampírica, combate e possíveis finais da história.
Plataformas: Já se sabe que o jogo está em desenvolvimento para PS5, Xbox Series e PC, mas sem previsão de lançamento.
Parceria: O estúdio também firmou colaboração com a Bandai Namco para o lançamento de Dawnwalker, fortalecendo o marketing e a distribuição do título.
Conclusão
The Blood of Dawnwalker une o melhor de duas escolas de RPG: a narrativa rica e sombria de The Witcher 3 (graças à equipe de veteranos do CD Projekt Red) e a liberdade, urgência e experimentalismo de jogos clássicos como Fallout 2. Com uma proposta de 30 dias de tempo real (ou in-game) e um protagonista dividido entre humanidade e poderes vampíricos, a Rebel Wolves mira num público maduro que busca narrativas densas e escolhas reais em um cenário medieval de terror.
Se você é fã de mundos abertos, mecânicas de sobrevivência e RPGs com foco em liberdade de ação, fique de olho nas próximas atualizações de The Blood of Dawnwalker. O jogo promete uma experiência intensa e cheia de dilemas morais — perfeita para quem anseia por um cenário gótico onde as batalhas por sobrevivência são tão importantes quanto as escolhas que definem o futuro.
Fontes:
- Livestream oficial de apresentação da Rebel Wolves
- Notas e trailers divulgados pelo estúdio e pela Bandai Namco
- Depoimentos e entrevistas de Konrad Tomaszkiewicz e equipe
- Observações de insiders e veículos especializados em RPG e cultura gamer