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A Sony abalou as estruturas da indústria de games ao apresentar, durante a CES 2025, uma tecnologia que promete levar os jogadores a “sentir na pele” — e agora também no olfato — os mundos de seus jogos favoritos. O Future Immersive Entertainment Concept (FIEC), um projeto experimental, combina paineis de LED de alta definição, áudio avançado, realidade estendida, haptics e, sim, aromas.

Como funciona o FIEC?

Um trailer divulgado pela Sony mostra um cubo gigante feito de telas Crystal LED envolventes, permitindo que jogadores entrem fisicamente na ação. A experiência também inclui áudio potente, sistemas de vibração (haptics) e agora a adição de cheiros — a chamada “smell-o-vision”. Ainda em fase de “prova de conceito”, a Sony não tem planos de lançar tão cedo uma versão “caseira” desse aparato.

“Esta combinação inovadora de tecnologias traz um realismo inédito”, diz o vídeo promocional. “O FIEC quer levar o conceito de ‘narrativa em qualquer lugar’ para outro nível, transformando histórias de jogos, séries e filmes em experiências imersivas ao máximo.”

The Last of Us e o “cheiro” do apocalipse

O trailer de apresentação utilizou como demo o mundo pós-apocalíptico de The Last of Us, com jogadores cercados por infectados e também expostos aos odores do ambiente devastado. A escolha do jogo dividiu opiniões — afinal, o cheiro de criaturas em decomposição e ambientes abandonados não é exatamente atrativo.

Acho que ninguém pediu por isso”, comentou um fã nas redes sociais, em tom de piada. “Não consigo pensar num jogo em que cheirar algo vá melhorar a minha experiência,” acrescentou outro usuário, duvidando do sucesso da iniciativa.

O retorno da “Smell-o-vision”

A ideia de envolver o olfato no entretenimento não é nova. Nos anos 1960, cinemas experimentaram sistemas que liberavam aromas, mas a maioria caiu no esquecimento por problemas de execução e aceitação. Agora, a Sony aposta que a tecnologia — junto com haptics e telas imersivas — pode compor uma experiência completa.

Vale lembrar que a empresa já havia registrado uma patente para jogos com aromas há quatro anos, e o FIEC parece ser o passo seguinte no desenvolvimento dessa tecnologia. A Sony sugere que o objetivo é integrar novas camadas sensoriais às narrativas interativas, proporcionando vivências mais profundas — embora muitos jogadores prefiram sentir o cheiro de pizza em um “Cooking Mama” do que um campo fétido pós-apocalipse.

E agora, vai pegar?

Com opiniões divididas, o recurso de “smell” certamente desperta curiosidade e ceticismo na comunidade gamer. O futuro dirá se a Sony encontrará um equilíbrio interessante entre inovação e conforto, ou se essa tecnologia será mais um experimento curioso que acaba restrito a eventos e experiências de marketing.


Fontes:

  • Apresentação oficial do FIEC na CES 2025
  • Declarações e trailer promocional da Sony
  • Comentários de fãs e críticas em redes sociais e fóruns de jogos

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Apaixonado por tecnologia, jogos e cinema. Formado em Tecnologia em Redes Computadores. MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data.