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Aqui você descobrirá:
  1. As grandes novidades da Temporada 2025 e do Patch 25.T1.1, com tema Noxus
  2. Mudanças dentro do Rift: novo mapa temático, monstro épico Atakhan, Torres do Nexus que ressurgem e Proezas de Força
  3. Ajustes de jogo que impactam campeões, tropas, teleporte e muito mais
  4. Destaques para o cenário competitivo: formato Escolha Alternada Destemida, Modo de Treino Multijogador, Jogo Dinâmico e início da Temporada Ranqueada
  5. Alterações em campeões (Ashe, Kalista, Twitch, Varus) e um novo item de PdH, a Maldição Sanguinária

A Temporada 2025 chegou com tudo no League of Legends, trazendo mudanças relevantes para jogadores casuais e competitivos. A seguir, reunimos os principais pontos da Atualização 25.T1.1 para você entender tudo sem ter que navegar por milhares de linhas de patch notes. Prepare-se para um ano temático em Noxus, com um mapa renovado, a chegada do monstro épico Atakhan, um novo formato de escolha para o cenário profissional, balanceamentos de campeões e um sistema inédito chamado Proezas de Força. Vamos lá!


patch 2025 resumo

O Resumo do novo patch.

1. BOAS-VINDAS A NOXUS

Mapa Temático e Novas Torres

  • Noxus no Rift: Tropas, torres, lojas e até a vegetação têm toques noxianos. A Riot manteve algumas áreas florestais (Efeito Azul, rio) para preservar integridade competitiva, enquanto a rota central e o covil do Dragão ganharam um clima mais “sangrento” e urbano.
  • Torres do Nexus que Ressurgem: Se as torres finais caírem, mas você conseguir segurar o jogo por 3 minutos, elas voltam inteiras. Isso reduz a sensação de “inevitável derrota” quando o Nexus fica completamente desprotegido.
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O Novo mapa reflete a devastação causada pelas guerras de Noxus.


2. ATAKHAN: NOVO MONSTRO ÉPICO

Como Funciona

  • Aparece aos 20 minutos: Surgimento na rota superior ou inferior, dependendo do time que obteve mais abates/dano até os 14min.
  • Duas Formas:
    • Atakhan Devastador (quando a partida está cheia de ação): Abatê-lo concede à equipe um aumento de 25% nas recompensas de todos os monstros épicos e libera Rosas de Sangue pelo mapa, gerando bônus permanentes.
    • Atakhan Voraz (quando a partida está “mais tranquila”): Garante efeito de “quase Anjo Guardião” por 150s (se morrer, você entra em estase e volta para a base) e +40 de ouro adicional por abate de Campeão.

Rosas de Sangue e Pétalas

  • Rosas de Sangue: Podem surgir em locais de morte de Campeões ou ao redor do covil do Atakhan. Ao coletá-las, sua equipe ganha Pétalas Sangrentas, que concedem EXP e Força Adaptativa permanente.
  • Objetivo de Meio de Jogo: Atakhan chega para ocupar o espaço entre 14min e 25min de jogo, período em que Barão e Arauto não estão tão disputados.
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ATAKHAN chega trazendo uma nova mecânico para o jogo.


3. PROEZAS DE FORÇA: NOVO SISTEMA DE VANTAGENS

Substitui Ouro Extra de Primeira Torre/Primeiro Abate

  • Três Alvos: Primeira Torre, First Blood e Eliminação de Monstros (3 monstros épicos).
  • Botas Triunfantes: A primeira equipe a completar 2 dessas 3 Proezas ganha imediatamente “Botas Triunfantes” (Tier 2). Depois, pode aprimorar para Tier 3 gastando 750 de ouro caso tenha 2 Itens Lendários.
  • Benefícios das Botas: Ganhos variam entre Velocidade de Movimento, Resistências, Penetração Mágica e afins. Cassiopeia recebe um bônus especial na passiva (Graça Serpentina Triunfante) em vez das botas.

4. ESCOLHA ALTERNADA DESTEMIDA NO CENÁRIO COMPETITIVO

O que É e Por Que Importa

  • Formato Profissional: Em séries MD3 ou MD5, se um Campeão foi escolhido em qualquer partida, ele fica indisponível para ambas as equipes no restante da série.
  • Objetivo: Aumentar variedade, deixar jogadores exibirem pool de campeões diferenciados e reduzir a pressão no balanceamento focado em pro-play.

5. OUTRAS NOVIDADES NO SUMMONER’S RIFT

Teleporte Reformulado

  • Viagem Visível: Agora, ao canalizar, você “avança” pelo mapa em vez de surgir instantaneamente. No começo do jogo, o Teleporte é mais lento, mas permite voltar para tropas e sentinelas.
  • Tempo Total Mais Longo: Pode chegar até 8s (dependendo da distância), mas com canalização reduzida para 3s.
  • Objetivo: Manter a força do Teleporte para jogadas de mapa, mas torná-lo menos punitivo na rota (sem aquela volta instantânea para encher a barra de vida e não perder farm).

Ajustes de Tropas e Torres

  • Tropas Aniquiladas Mais Rápido: Elas têm um pouco menos de vida e recebem/causam mais dano, evitando acumular big waves cedo demais.
  • Torres Mais Fortes Sob Pressão: O dano enraivecido delas aumentou e dura mais tempo, protegendo melhor o jogador em desvantagem. A Fortificação inicial foi reduzida, facilitando destruir barricadas (principalmente no mid e top).

Jogo Dinâmico e Modo de Treino Multijogador

  • Jogo Dinâmico: Chega para substituir o Jogo Rápido em regiões selecionadas (incluindo Brasil). É uma maneira mais rápida e permissiva de jogar SR, sem punir tanto quem fica para trás no early game.
  • Treino Multijogador: Agora até 10 pessoas podem usar o Modo de Treino simultaneamente, facilitando scrims, testes de mecânica em conjunto e experimentos em equipe.

Runas

  • Runas Removidas: Poro Fantasma, Sentinela Zumbi, Globos Oculares e Orbe Anulador.
  • Runas Novas:
    • Sentinela Profunda (sentinelas duram mais no território inimigo ou no rio após nível 11).
    • Sexto Sentido (ping automático em sentinelas invisíveis próximas).
    • Lembranças Aterrorizantes (mais Aceleração de Habilidade de Amuleto ou Feitiços de Invocador).
    • Arcanista do Axioma (ultimate causa mais dano/escudo/efeito, e abates reduzem o Tempo de Recarga).

6. BALANCEAMENTOS DE CAMPEÕES: DESTAQUES

Ashe

  • Redução da Força no Nível 1: A Passiva passa a causar dano sempre (mas com escala menor). O Q tem dano e Velocidade de Ataque maiores nos níveis finais. O W (Rajada) agora é mais fraco no começo, porém melhor no late game.

Kalista

  • Melhoria em Avanços: Mais resistente a Lentidões e melhores escalas no late, mas dano inicial do Q/E reduzido para frear o snowball precoce.
  • Mana e Sustentação: Pequeno buff na Regeneração de Mana para dar mais tranquilidade a jogadores sem tanta experiência.

Varus

  • E “Chuva de Flechas” mais caro: Custo de Mana elevado para reduzir poke. Em compensação, o Q (Flecha Perfurante) custa menos Mana, estimulando habilidade de maior counterplay.
  • Menos Mana base: Impacta early game, deixando menos abusivo o spam de habilidades.

Twitch

  • Lentidão do W ligeiramente melhor com PdH: O rato venenoso recupera parte da força que perdeu em patches anteriores.

7. NOVO ITEM: MALDIÇÃO SANGUINÁRIA

  • Para Lutadores de PdH: Item de 2.900 de ouro que concede 60 de PdH, 350 de Vida e 15 de Aceleração de Habilidade.
  • Passiva – Decadência Vil: Dano mágico de habilidades reduz Resistência Mágica dos inimigos em até 30% com base em acúmulo. Ideal para Mordekaiser, Gwen e afins.

8. COMPETITIVO E TEMPORADA RANQUEADA

Início da Temporada Ranqueada 1

  • Data: Começa em 09/01/2025 às 12:00 BRT.
  • Restrições de MMR Desativadas Temporariamente: Duos de elo alto podem jogar juntos até a 25.T1.2.
  • Skin Vitoriosa: Agora são necessárias 15 vitórias em Ranqueadas (Solo/Duo ou Flex). Você recebe a Skin apenas no final da temporada.

Escolha Alternada Destemida no Profissional

  • Resumo: Campeões não podem ser repetidos em toda a série (MD3 ou MD5), aumentando diversidade e foco em “off-meta picks”.
pick bans

As partidas do competitivo terão menos campeões repetidos.


9. AJUSTES, CORREÇÕES E ARAM

Correções de Bugs e Qualidade de Vida

  • Annie: Q não precisa mais matar o alvo exatamente no momento do impacto para restituir Mana.
  • Modo de Treino Multijogador: Até 10 jogadores simultâneos.
  • Vários Bugs Corrigidos: Inclusive problemas com Rengar, Shaco, Master Yi e animações em Kalista.

ARAM

  • Pequenos buffs em Karma e Swain, e nerfs em Diana, Elise, Master Yi e Warwick.
  • Ponte do Progresso (Arcane) deu lugar ao tradicional Howling Abyss novamente.

10. SKINS, CROMAS E ITENS MÍTICOS

Novas Skins e Cromas

  • Baile da Rosa Negra: Samira, Renata Glasc, Ezreal, Vladimir, Elise e Katarina (Prestígio).
  • Sett Serpente Radiante: Combina o tema serpentino com efeitos brilhantes.
  • Lançamento: Disponíveis a partir de 08/01/2025 às 17:00 BRT.

Loja Mítica

  • Rotação: Permanecerá com o atual conteúdo por enquanto, mas passará a ter rotações mais frequentes a partir da 25.T1.2.

Conclusão

A Temporada 2025 chega repleta de mudanças que prometem sacudir a forma como jogamos LoL. Seja encarando Atakhan, se adaptando ao novo Teleporte ou disputando as Proezas de Força para garantir botas mais poderosas, há muita coisa para aprender — e para manter cada partida única e mais dinâmica.

Fique de olho no Gigatubarão para mais guias detalhados de builds, estratégias e análises do cenário competitivo. E aí, curtiu o tema Noxus invadindo o Rift? Clique nas reações logo abaixo e compartilhe esta matéria com seus amigos — vamos descobrir juntos se esse patch será tão sangrento quanto a capital do império!

Boa sorte na escalada e GLHF em 2025!

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Apaixonado por tecnologia, jogos e cinema. Formado em Tecnologia em Redes Computadores. MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data.