- As grandes novidades da Temporada 2025 e do Patch 25.T1.1, com tema Noxus
- Mudanças dentro do Rift: novo mapa temático, monstro épico Atakhan, Torres do Nexus que ressurgem e Proezas de Força
- Ajustes de jogo que impactam campeões, tropas, teleporte e muito mais
- Destaques para o cenário competitivo: formato Escolha Alternada Destemida, Modo de Treino Multijogador, Jogo Dinâmico e início da Temporada Ranqueada
- Alterações em campeões (Ashe, Kalista, Twitch, Varus) e um novo item de PdH, a Maldição Sanguinária
A Temporada 2025 chegou com tudo no League of Legends, trazendo mudanças relevantes para jogadores casuais e competitivos. A seguir, reunimos os principais pontos da Atualização 25.T1.1 para você entender tudo sem ter que navegar por milhares de linhas de patch notes. Prepare-se para um ano temático em Noxus, com um mapa renovado, a chegada do monstro épico Atakhan, um novo formato de escolha para o cenário profissional, balanceamentos de campeões e um sistema inédito chamado Proezas de Força. Vamos lá!
1. BOAS-VINDAS A NOXUS
Mapa Temático e Novas Torres
- Noxus no Rift: Tropas, torres, lojas e até a vegetação têm toques noxianos. A Riot manteve algumas áreas florestais (Efeito Azul, rio) para preservar integridade competitiva, enquanto a rota central e o covil do Dragão ganharam um clima mais “sangrento” e urbano.
- Torres do Nexus que Ressurgem: Se as torres finais caírem, mas você conseguir segurar o jogo por 3 minutos, elas voltam inteiras. Isso reduz a sensação de “inevitável derrota” quando o Nexus fica completamente desprotegido.
2. ATAKHAN: NOVO MONSTRO ÉPICO
Como Funciona
- Aparece aos 20 minutos: Surgimento na rota superior ou inferior, dependendo do time que obteve mais abates/dano até os 14min.
- Duas Formas:
- Atakhan Devastador (quando a partida está cheia de ação): Abatê-lo concede à equipe um aumento de 25% nas recompensas de todos os monstros épicos e libera Rosas de Sangue pelo mapa, gerando bônus permanentes.
- Atakhan Voraz (quando a partida está “mais tranquila”): Garante efeito de “quase Anjo Guardião” por 150s (se morrer, você entra em estase e volta para a base) e +40 de ouro adicional por abate de Campeão.
Rosas de Sangue e Pétalas
- Rosas de Sangue: Podem surgir em locais de morte de Campeões ou ao redor do covil do Atakhan. Ao coletá-las, sua equipe ganha Pétalas Sangrentas, que concedem EXP e Força Adaptativa permanente.
- Objetivo de Meio de Jogo: Atakhan chega para ocupar o espaço entre 14min e 25min de jogo, período em que Barão e Arauto não estão tão disputados.
3. PROEZAS DE FORÇA: NOVO SISTEMA DE VANTAGENS
Substitui Ouro Extra de Primeira Torre/Primeiro Abate
- Três Alvos: Primeira Torre, First Blood e Eliminação de Monstros (3 monstros épicos).
- Botas Triunfantes: A primeira equipe a completar 2 dessas 3 Proezas ganha imediatamente “Botas Triunfantes” (Tier 2). Depois, pode aprimorar para Tier 3 gastando 750 de ouro caso tenha 2 Itens Lendários.
- Benefícios das Botas: Ganhos variam entre Velocidade de Movimento, Resistências, Penetração Mágica e afins. Cassiopeia recebe um bônus especial na passiva (Graça Serpentina Triunfante) em vez das botas.
4. ESCOLHA ALTERNADA DESTEMIDA NO CENÁRIO COMPETITIVO
O que É e Por Que Importa
- Formato Profissional: Em séries MD3 ou MD5, se um Campeão foi escolhido em qualquer partida, ele fica indisponível para ambas as equipes no restante da série.
- Objetivo: Aumentar variedade, deixar jogadores exibirem pool de campeões diferenciados e reduzir a pressão no balanceamento focado em pro-play.
5. OUTRAS NOVIDADES NO SUMMONER’S RIFT
Teleporte Reformulado
- Viagem Visível: Agora, ao canalizar, você “avança” pelo mapa em vez de surgir instantaneamente. No começo do jogo, o Teleporte é mais lento, mas permite voltar para tropas e sentinelas.
- Tempo Total Mais Longo: Pode chegar até 8s (dependendo da distância), mas com canalização reduzida para 3s.
- Objetivo: Manter a força do Teleporte para jogadas de mapa, mas torná-lo menos punitivo na rota (sem aquela volta instantânea para encher a barra de vida e não perder farm).
Ajustes de Tropas e Torres
- Tropas Aniquiladas Mais Rápido: Elas têm um pouco menos de vida e recebem/causam mais dano, evitando acumular big waves cedo demais.
- Torres Mais Fortes Sob Pressão: O dano enraivecido delas aumentou e dura mais tempo, protegendo melhor o jogador em desvantagem. A Fortificação inicial foi reduzida, facilitando destruir barricadas (principalmente no mid e top).
Jogo Dinâmico e Modo de Treino Multijogador
- Jogo Dinâmico: Chega para substituir o Jogo Rápido em regiões selecionadas (incluindo Brasil). É uma maneira mais rápida e permissiva de jogar SR, sem punir tanto quem fica para trás no early game.
- Treino Multijogador: Agora até 10 pessoas podem usar o Modo de Treino simultaneamente, facilitando scrims, testes de mecânica em conjunto e experimentos em equipe.
Runas
- Runas Removidas: Poro Fantasma, Sentinela Zumbi, Globos Oculares e Orbe Anulador.
- Runas Novas:
- Sentinela Profunda (sentinelas duram mais no território inimigo ou no rio após nível 11).
- Sexto Sentido (ping automático em sentinelas invisíveis próximas).
- Lembranças Aterrorizantes (mais Aceleração de Habilidade de Amuleto ou Feitiços de Invocador).
- Arcanista do Axioma (ultimate causa mais dano/escudo/efeito, e abates reduzem o Tempo de Recarga).
6. BALANCEAMENTOS DE CAMPEÕES: DESTAQUES
Ashe
- Redução da Força no Nível 1: A Passiva passa a causar dano sempre (mas com escala menor). O Q tem dano e Velocidade de Ataque maiores nos níveis finais. O W (Rajada) agora é mais fraco no começo, porém melhor no late game.
Kalista
- Melhoria em Avanços: Mais resistente a Lentidões e melhores escalas no late, mas dano inicial do Q/E reduzido para frear o snowball precoce.
- Mana e Sustentação: Pequeno buff na Regeneração de Mana para dar mais tranquilidade a jogadores sem tanta experiência.
Varus
- E “Chuva de Flechas” mais caro: Custo de Mana elevado para reduzir poke. Em compensação, o Q (Flecha Perfurante) custa menos Mana, estimulando habilidade de maior counterplay.
- Menos Mana base: Impacta early game, deixando menos abusivo o spam de habilidades.
Twitch
- Lentidão do W ligeiramente melhor com PdH: O rato venenoso recupera parte da força que perdeu em patches anteriores.
7. NOVO ITEM: MALDIÇÃO SANGUINÁRIA
- Para Lutadores de PdH: Item de 2.900 de ouro que concede 60 de PdH, 350 de Vida e 15 de Aceleração de Habilidade.
- Passiva – Decadência Vil: Dano mágico de habilidades reduz Resistência Mágica dos inimigos em até 30% com base em acúmulo. Ideal para Mordekaiser, Gwen e afins.
8. COMPETITIVO E TEMPORADA RANQUEADA
Início da Temporada Ranqueada 1
- Data: Começa em 09/01/2025 às 12:00 BRT.
- Restrições de MMR Desativadas Temporariamente: Duos de elo alto podem jogar juntos até a 25.T1.2.
- Skin Vitoriosa: Agora são necessárias 15 vitórias em Ranqueadas (Solo/Duo ou Flex). Você recebe a Skin apenas no final da temporada.
Escolha Alternada Destemida no Profissional
- Resumo: Campeões não podem ser repetidos em toda a série (MD3 ou MD5), aumentando diversidade e foco em “off-meta picks”.
9. AJUSTES, CORREÇÕES E ARAM
Correções de Bugs e Qualidade de Vida
- Annie: Q não precisa mais matar o alvo exatamente no momento do impacto para restituir Mana.
- Modo de Treino Multijogador: Até 10 jogadores simultâneos.
- Vários Bugs Corrigidos: Inclusive problemas com Rengar, Shaco, Master Yi e animações em Kalista.
ARAM
- Pequenos buffs em Karma e Swain, e nerfs em Diana, Elise, Master Yi e Warwick.
- Ponte do Progresso (Arcane) deu lugar ao tradicional Howling Abyss novamente.
10. SKINS, CROMAS E ITENS MÍTICOS
Novas Skins e Cromas
- Baile da Rosa Negra: Samira, Renata Glasc, Ezreal, Vladimir, Elise e Katarina (Prestígio).
- Sett Serpente Radiante: Combina o tema serpentino com efeitos brilhantes.
- Lançamento: Disponíveis a partir de 08/01/2025 às 17:00 BRT.
Loja Mítica
- Rotação: Permanecerá com o atual conteúdo por enquanto, mas passará a ter rotações mais frequentes a partir da 25.T1.2.
Conclusão
A Temporada 2025 chega repleta de mudanças que prometem sacudir a forma como jogamos LoL. Seja encarando Atakhan, se adaptando ao novo Teleporte ou disputando as Proezas de Força para garantir botas mais poderosas, há muita coisa para aprender — e para manter cada partida única e mais dinâmica.
Fique de olho no Gigatubarão para mais guias detalhados de builds, estratégias e análises do cenário competitivo. E aí, curtiu o tema Noxus invadindo o Rift? Clique nas reações logo abaixo e compartilhe esta matéria com seus amigos — vamos descobrir juntos se esse patch será tão sangrento quanto a capital do império!
Boa sorte na escalada e GLHF em 2025!