Tópicos:
- Quem é Mel e como ela se encaixa no universo de League of Legends
- O resumo completo das habilidades (Passiva, Q, W, E e R)
- Por que ela é uma maga de retaguarda, focada em dano à distância e execuções
- Dicas de como usar sua barreira refletora e como potencializar o dano de sua Passiva
- Comparações com outros Campeões de artilharia e como ela se diferencia
A Riot Games volta a surpreender ao lançar Mel, a mais recente maga de retaguarda que chega para sacudir o Rift. Inspirada pelo tema de Arcane e com laços temáticos em Noxus, a Campeã traz mecânicas de execução, reflexão de projéteis e zonas de controle. A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre as habilidades da Mel, sua função no jogo e algumas dicas básicas para brilhar com ela no mid.
1. Quem é Mel?
Mel é uma maga mid-laner focada em “artilharia” e dano de longa distância. Ela possui um estilo elegante, utiliza magias de luz e reflexos para dar poke no adversário e, ao mesmo tempo, se defender. O grande destaque é sua Passiva, que permite executar inimigos que chegam a um certo limiar de Vida — algo raríssimo em Campeões do gênero. Quem curte Xerath, Lux ou outros maguinhos de poke certamente vai gostar da sensação de controlar a Mel.
2. Resumo das Habilidades
Passiva – Esplendor Calcinante
- Acúmulos de Deslumbrar e Execução:
Quando Mel causa dano com um Ataque ou Habilidade, ela aplica “Deslumbrar” no alvo, acumulando dano que pode executar o inimigo assim que o total de acúmulos superar a Vida/escudos do oponente. - Projéteis Extras ao Usar Habilidades:
Toda vez que Mel conjura uma habilidade, seu próximo ataque básico dispara projéteis adicionais, até um máximo de nove se ela usar três habilidades seguidas antes de atacar.
Por que é importante?
A Passiva garante burst elevado, pois os projéteis extras intensificam seu dano por acerto — ideal para quem gosta de grandes plays e execuções inesperadas. É um prato cheio para punir inimigos desprevenidos em lutas longas.
Q – Rajada Radiante
- Dano em Área Repetido:
Mel lança uma sequência de explosões em uma área alvo, causando dano repetidamente aos inimigos dentro do círculo. - Ideal para Limpar Rotas e Poke:
A barragem de projéteis é ótima para limpar as waves de tropas e desgastar adversários no mid.
Dica:
As múltiplas explosões do Q aplicam vários acúmulos de Deslumbrar, aumentando o potencial de execução se os inimigos permanecerem na área por muito tempo.
W – Refutação
- Barreira Reflexiva:
Mel recebe Velocidade de Movimento e uma barreira que reflete projéteis de volta para o atacante, tornando-se imune a dano (exceto o das torres) durante a duração. - Funciona com Habilidades de Projétil:
Mísseis, ataques à distância, ultimate da Ashe ou Jinx… tudo que for bloqueado pela “Parede de Vento” do Yasuo, por exemplo, é refletido por Refutação. - Conversão em Dano Mágico:
O projétil retorna causando dano mágico, porém preserva o efeito original (como enraizar, atordoar etc.).
Ponto de Atenção:
É poderosa, mas depende do timing. Habilidades de iniciação em área (Amumu, Nautilus) podem trollar ou “desviar” do seu reflexo. Use quando tiver certeza de bloquear algo impactante.
E – Armadilha Solar
- Orbe Radiante de Lentidão e Enraizamento:
Mel arremessa um globo de energia que se move lentamente e Enraíza inimigos no centro, causando dano contínuo e reduzindo a velocidade de quem permanece na área. - Perfeita para Combos e Controle:
A zona de Lentidão dificulta a fuga e o Enraizamento é ótimo para engajar ou punir quem se aproximar demais.
Uso Estratégico:
Jogar a Armadilha Solar junto com o Q (Rajada Radiante) facilita acertar múltiplos acúmulos de Deslumbrar, pois os inimigos ficam presos ao chão.
R – Eclipse Dourado
- Explosão de Atingimentos em Área:
Quando ativada, Mel atinge todos os inimigos marcados por Deslumbrar, não importando a distância, infligindo dano proporcional ao número de acúmulos em cada alvo. - Não Consome os Acúmulos:
O alvo segue vulnerável à execução passiva caso fique com pouca Vida. - Aprimora o Dano de Deslumbrar:
Conforme evolui o nível da Ultimate, o potencial de burst e execução aumenta.
Pense no R como o “veneno do Twitch” ou as “lanças da Kalista”, mas com alcance global e sem consumir acúmulos. Ótimo para finalizar múltiplos adversários ao mesmo tempo — especialmente num late game caótico.
3. Como Jogar de Mel
- Mantenha-se Seguro: Como uma maga de retaguarda, Mel brilha ao usar o Q e o E para desgastar o oponente antes de entrar no alcance de ataques.
- Controle de Distância: Seu W (Refutação) reflete projéteis, mas tem cooldown e requer precisão para valer a pena. Reserve-o para bloquear algo realmente perigoso, como um ultimate forte.
- Abuse da Passiva: Empilhe acúmulos de Deslumbrar em inimigos mais vulneráveis (ou em tanques, se tiver tempo), usando o combo de ataques básicos + habilidades para chegar ao dano letal.
- Paciência: Em lutas longas, cada habilidade usada fortalece o próximo ataque básico. Se conseguir usar Q, E e W antes de atacar, você terá nove projéteis extras (máximo) em um único auto.
- Finalização com Eclipse Dourado: Assim que os rivais estiverem cheios de acúmulos, ative a Ultimate de longe para causar dano devastador — ou até executar diversos alvos simultaneamente.
4. Comparações com Outros Campeões
- Lux e Xerath: Semelhante no estilo “maguinho artillery”, mas Mel se destaca pela passiva de execução e pela possibilidade de refletir projéteis.
- Seraphine: Ambos utilizam mecânicas de acumulação (notas vs. projéteis extras), mas a Seraphine tem foco em apoiar aliados, enquanto Mel atua como caster puramente ofensiva.
- Kalista/Twitch: O conceito de “lanças” ou “veneno” que você acumula e pode finalizar lembra muito a ideia de stack+execução, mas agora em versão maga.
5. Como Counterar a Mel
- Foque em Abates Rápidos: Se Mel for pega desprevenida, ela não terá chance de acumular stacks da Passiva e nem de usar o W para refletir projéteis.
- Controle de Grupo: Atordoamentos, SIlences e root no timing certo negam seu W. Forçar a Mel a recuar impede que ela empilhe stacks e use a Ult com eficácia.
- Invista em Resistência Mágica: A execução da passiva leva em conta a Resistência Mágica do alvo. Quanto mais MR, menor a chance de ser “derretido” pelo Deslumbrar em lutas prolongadas.
6. Conclusão: Vale a Pena Jogar de Mel?
Para quem curte campeões de poke, dano explosivo e um kit cheio de mecânicas únicas (execução passiva, barreira reflexiva, zone control), Mel promete ser uma escolha empolgante no mid. Mesmo com a curva de aprendizado ao lidar com seu W e a necessidade de empilhar acúmulos corretamente, ela oferece jogadas criativas e recompensadoras, além de um estilo visual que remete ao clima de Arcane e à intensidade de Noxus.
Pronto para brilhar com a nova maga de LoL? Se curtiu o kit da Mel, clique nas reações abaixo e compartilhe com os amigos! Fique de olho nas próximas atualizações e descubra como ela se comportará no meta do Summoner’s Rift.
Fontes e Créditos:
- Informações e texto-base das habilidades fornecidas pela Riot Games (Patch 2025)
- Explicações e comentários de criadores de conteúdo e jogadores avançados
- Análises comparativas baseadas em campeões artilheiros (Lux, Xerath, Seraphine, etc.)